CONCEITOS
TEXTOS
LINKS
C o n c e i t o s
Site: www.philosophy.pro.br
Autor: Flávio Netto Fonseca
Professor de Filosofia

       Em Filosofia, os conceitos são fundamentais, afinal, a Filosofia nasceu na medida que os criou.
   Devemos nos lembrar que um conceito é um substantivo, por exemplo a palavra justiça é um conceito cuja essência é a sua definição. Se tomarmos a definição contemporânea de justiça, devemos expressá-la deste modo: "Tratamento igual aos iguais e tratamento desigual aos desiguais, na medida de suas desigualdades." Esta definição é também chamada de "Princípio de eqüidade".
   O conteúdo a seguir é pautado por vários conceitos. Fazendo um percurso no conteúdo, listamos os conceitos:

Atenção: clique no conceito para ver sua explicação.

1. Origem existencial da Filosofia - É importante saber o que são os conceitos 'mitologia' e 'filosofia' assim como mostrar o que os diferenciam. Neste item aparece o conceito 'logos'. O conceito 'existencial' refere-se à natureza, a existência das coisas do mundo e não ao existencialismo contemporâneo relacionado ao sofrimento e emoções humanas. Aparecem também os conceitos 'narrativa' e 'causa', 'transcendente' e 'imanente'.

2. Origem histórica da Filosofia - Deste item, os conceito mais importantes são 'democracia', 'política', 'linguagem alfabética'.

3. Noções de Lógica - Os conceitos são bem demarcados: 'inferência', 'verdade', 'validade', 'raciocínio dedutivo' e 'raciocínio indutivo'.

4. Concepção de ser humano na Antigüidade
- Qual a relação entre os conceitos 'alma' e 'razão'; e a relação entre 'corpo' e 'desejo'. Lembrar que, de acordo com Aristóteles, o homem é um ser racional e não um ser de desejo. E que por ser racional, o homem é um ser político, pois é capaz de decidir sobre as coisas da pólis com racionalidade.

5. O homem como ser político na Antigüidade - O que significa 'político' para Platão e Aristóteles? Lembrar que, para Platão, o conceito 'política' está vinculado ao conceito 'idéia' e a ética 'virtude ciência' e para Aristóteles, está vinculado à ação que possibilita chegar no 'justo meio'.

6. Ética e política na Antigüidade - Qual o significado dos conceitos 'prazer ' e 'virtude' e o que eles têm a ver com Sócrates e os sofistas. Ainda neste item: o que significa 'verdade' e 'opinião'; e também 'universal' e 'relativo', e 'subjetivo' e 'objetivo'.

7. Conhecimento sensível e conhecimento inteligível - Lembrar que estes conceitos, 'sensível' e 'inteligível', estão relacionados ao Tema do Conhecimento na Antigüidade. Eles não estão relacionados nem com a concepção de ser humano nem com a ética ou a política. Lembrar que apesar de sensível lembrar o termo empirismo e inteligível lembrar o termo racionalismo, estes tipos de conhecimento não são considerados concepções filosóficas.

8. Na Antigüidade ainda no Tema do Conhecimento
- O que é 'ceticismo' e o que é 'dogmatismo'. Lembrar que o céticos advogavem a impossibilidade do conhecimento e os dogmáticos a possibilidade do conhecimento absoluto na forma de dogmas ou axiomas.

9. Renascimento - O que é homem para os humanistas renascentistas? A questão 02 do vestibular UFMG/2006 foi sobre este tópico. A probalidade de cair novamente é muito pequena, mas não impossível.Para ver a questão clique aqui.

10. Maquiavel e problema do poder - Neste item, você terá que saber o que é 'república', por que para Maquiavel a 'política' está desvinculada da 'ética cristã'. Qual a relação entre o 'poder' e aristocracia e a 'liberdade' e o povo (súditos). Por que não se deve desprezar os conflitos quando se trata de formar uma república.

11. O homem senhor da natureza - Conceitos: 'razão', 'leis da natureza', 'penso, logo existo', 'dúvida hiperbólica', 'princípio fundamental'.

12. Dever e liberdade em Kant - Conceitos importantes: 'dever' e 'imperativo categórico', 'ética racional', 'liberdade' e 'autonomia'.

13. Soberania, jusnaturalismo e contrato social.

14. Revolução cietífica sec. XVII - O que é 'revolução'? 'Fenômeno' e 'causa' do fenômeno.

15. Racionalismo e empirismo - O conceito 'racionalismo' relacionado a Descartes e o conceito 'empirismo' relacionado a Hume.

16. A questão da subjetividade - Relacionada ao Tema do Conhecimento, a 'subjetividade' tem a ver com 'solipsismo epistemológico' de Descartes,ao 'Penso, logo existo.'

17. A existência na contemporaneidade - A 'existência' é um conceito que está relacionado ao 'existencialismo' de Kierkeggard a Sartre.

18. O homem como objeto da Ciência - O homem como objeto de experiências; o sagrado é invadido internamente e externamente, o homem como força de trabalho agregado ao capital; o homem como objeto de experiências. Mais>>>

19. A crítica à consciência: Marx, Nietzsche e Freud - Eles são chamados de 'mestres da suspeita' pois eles foram os primeiros filósofos a suspeitarem da 'razão iluminista'. Perceberam os limites e os defeitos da racionalidade humana. Mais>>>

20. Totalitarismo e democracia - 'Totalitarismo' não é 'ditadura' e nem 'tirania'; 'democracia' está relacionada às diferentes opiniões e a liberdade em expressá-las. Democracia emana do povo, totalitarismo é o reino do 'terror' e à 'banalização da violência'. Mais>>>

21. Positivismo - 'Ciência como religião' em Comte. Mais>>>

21. Crítica ao positivismo - Conceitos: 'falsificacionismo' de Popper, 'paradigmas' de Kuhn.

23. A crise da razão - O primeiro sinal visível a todos desta crise foi o afundamento do Titanic, posteriormente a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, o Holocausto e finalmente as bombas atômicas no Japão.
E para completar esta crise, vimos os atentados terroristas aos EUA e a Guerra do Iraque. Estas foram demonstrações da incapacidade da razão humana para resolver problemas humanos. Mas, atenção: a crise da razão é um tema que no Conteúdo Programático que esta em o tema do conhecimento na contemporaneidade e não na ética ou na política. Mais>>>