<<CONCEITOS
|
O CONCEITOs 'RACIOCÍNIOS DEDUTIVO E INDUTIVO' |
3.
Raciocínio indutivo e raciocínio dedutivo
3.1. Raciocínio indutivo
O raciocínio indutivo parte de premissas para
inferir uma conclusão. As premissas são observações
da natureza e de fatos do mundo. Há uma pretensão neste
tipo de raciocínio: a conclusão de um particular fundamentado
numa proposição geral, mas, como a proposição
geral é fruto da observação, ela não é
geral.
Por exemplo:
1º Após uma extensa pesquisa sobre gansos, um cientista constatou
numa população de 10 milhões de gansos, que todos
eles eram brancos. Desta constatação, ele fez a seguinte
proposição: 'Todos os gansos são brancos.' Um colega
deste cientista telefonou-lhe dizendo que enviou para ele um ganso. O
cientista que propôs a teoria acima tem certeza de que o ganso que
irá receber é branco? A resposta é não. Sua
teoria está fundamentada em 10 milhões de gansos e não
em todos os gansos. Portanto, um caso particular - 10 milhões de
gansos, não pode fundamentar outro caso particular - um ganso.
2º Olhando
bem sua para sua pele, uma mulher de 70 anos percebeu muitas rugas e concluiu,
para seu, conforto, que todo homem e toda mulher nesta faixa etária
têm muitas rugas.
Conclusão: Um argumento que tem como forma um raciocínio
indutivo não é lógico.
3.2. Raciocínio dedutivo
O
raciocínio dedutivo conclui um particular de um geral. O geral
é sempre uma hipótese. Quando se diz que 'Todo homem é
mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é
mortal.', está se dizendo: 'Se todo homem é mortal. Se Sócrates
é homem. Logo, Sócrates é mortal.'
Agora podemos entender melhor o argumento dedutivo e lógico sobre
os gansos: 'Se todos os gansos são brancos. E se irei receber um
ganso enviado por um colega. Logo, este ganso é branco.'
Pelo visto até agora, podemos chegar a seguinte conclusão:
o raciocínio dedutivo partindo de uma hipótese geral não
tem referência com o mundo real, mas tem referência com o
que o cientista, filósofo ou pensador imagina sobre o mundo. Já
o raciocínio indutivo parte de uma observação feita
do mundo, de uma realidade, de um evento, de um fato.
Para concluir, a fonte de verdade para um dedutivista
é a lógica, para um indutivista é a experiência.
|