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P o r q u e   e s t u d a r   f i l o s o f i a ?

John Dewey

Marilena Chaui

   O filósofo americano John Dewey, em seu livro "Democracia e Educação", diz que: "Pois, para encontrar os fatos deste mundo e as suas causas, é claro que deveremos recorrer às matemáticas, à física, à química, à biologia, à antropologia, à história, etc., e não à filosofia. Às ciências é que compete dizer quais as generalizações admissíveis sobre o mundo e quais, especificamente, são elas. Mas quando perguntamos que espécie de atitude permanentemente ativa para com o mundo as revelações científicas exigem de nós, estamos a formular uma questão filosófica." Podemos tomar esta afirmativa para iniciar uma resposta à pergunta acima formulada. Podemos nos servir de vários exemplos implicados pela afirmativa de Dewey. Antes dos exemplos, devemos perceber que Dewey faz uso da Filosofia de modo a refletir sobre as atitudes humanas, isto significa que ele, nesta afirmativa, vê a Filosofia em sua especificidade Ética, ou seja, vê a Filosofia fazendo ciência do comportamento humano em relação às invenções e descobertas das outras disciplinas. Isto nos leva ao primeiro exemplo que, hoje, solicita nossa reflexão: "Que atitude devemos ter em relação à clonagem?" Respostas como: "Eu sou a favor à clonagem.", ou "Isto é assunto da Ciência, não tem nada a ver comigo.", ou "Sou a favor, desde que não me clonem.", seriam suficientes para dar conta da dimensão do problema que se instala? Outra questão que é bastante atual e que já esbarra em nossas portas, a violência. Temos alguma coisa a ver com ela? Ou a sua solução é um problema apenas das autoridades políticas? Teria a Filosofia da vida moral (a Ética) algum papel a desempenhar em relação a estes dois temas: clonagem e violência? Uma pista para responder a esta pergunta é o fato de que leis precisam ser feitas para se estabelecer um controle sobre a clonagem e a violência, a Ética (ou Filosofia da vida moral) pode dar subsídios para se pensar como criar estas leis.
   Em seu livro "Convite à Filosofia", Marilena Chauí procura nos facilitar a resposta. Partindo de perguntas que fazemos diariamente, como, "que horas são?", "que dia é hoje?", e de frases como, "Maria está mais jovem do que Glorinha", "ele está sonhando", "ela está maluca". Podemos acrescentar mais algumas: "você não está falando a verdade!", "não confio nele, ele é mentiroso!", "sou livre para fazer o que quero!". Vivemos nossas vidas lidando com o mundo que nos cerca e nele há coisas e pessoas e cremos que elas são óbvias e verdadeiras. Não nos preocupamos em saber sobre as questões que caracterizam o fazer filosófico, como, por exemplo: "o que é o tempo?", "o que é a loucura?", "o que é o sonho?", "o que é a verdade?","o que é a mentira?", "o que é a liberdade?".
   Desde o seu nascimento, na Grécia, a Filosofia procura criar e definir conceitos gerais sobre as coisas. Busca dar significação aos conceitos procurando dar-lhes a maior amplitude de compreensão para o uso mais amplo possível nas relações humanas.
 Finalmente, para responder "Para que estudar Filosofia?", exige de nós uma atitude de distanciamento em relação a vida cotidiana, fazendo abstração, refletindo sobre coisas que nos parecem evidentes, que depois de pensadas a partir de hipóteses, percebemos que não são tão evidentes como imaginávamos. O tratamento filosófico da natureza, como fez Galileu, por exemplo, nos evidenciou que de fato, a Terra não era fixa e que se movia em torno do Sol, contestando a visão geocêntrica.
 A Ciência nos coloca, hoje, a questão sobre "qual clonagem, a reprodutiva ou a terapêutica?". Vemos que a questão não é mais "contra ou a favor" e sim qual delas é a mais eticamente aceitável. Vê-se que esta questão deixou de ser científica para se tornar filosófica e política. Filosófica por que trata sobre a vida dos humanos como um todo e política porque exige que se tome uma decisão e que se aprove leis para o seu controle, e principalmente porque é de interesse de toda a humanidade. A Filosofia ao se estabelecer como "história das idéias" desde, aproximadamente, 450 a.C., pode nos fornecer a linguagem, as hipóteses, os métodos, os debates, os argumentos, as visões de mundo, em fim várias ferramentas que nos auxiliem a responder questões que ultrapassam as disciplinas específicas.

Qual é o seu objeto de estudo?
   
    Diante do exposto, percebemos que o objeto de estudo da Filosofia é bastante amplo e de difícil delimitação. Para se fazer um estudo filosófico, não se tem a mesma facilidade como o de se fazer a análise das propriedades físicas de um dado metal. Os objetos da Filosofia são vários: "a vida moral" (Ética),  "o conhecimento" (Epistemologia),  "a arte" (Estética), "a essência" (Ontologia ou Metafísica), "a linguagem" (Filosofia Analítica). Como foi dito acima, os objetos para o estudo da filosofia estão na natureza e nas relações humanas, ou seja, quase todas as áreas do conhecimento humano podem sofrer uma pesquisa filosófica.

O que é Filosofia?

   Como podemos observar os objetos da Filosofia são muitos. O afazer filosófico visa observar e analisar estes objetos de um modo crítico buscando neles coerência, lógica e as causas que os fundamentam. Não é uma tarefa fácil buscar fundamentos, que significa buscar os primeiros princípios ou os princípios que regem um ou outro objeto. Na contemporaneidade a busca pela verdade última das coisas foi colocada sob suspeita, pois uma verdade que poderia ter uma objetividade e uma realidade óbvia, depende do sujeito que conhece, portanto ela seria uma verdade relativa a cada sujeito cognoscente. Marilena Chauí nos dá uma primeira definição do que seja a Filosofia: "A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido." Veremos que esta é apenas uma das respostas. Há várias filosofias com respostas diferentes.
   Não pretendemos, com este curso formar filósofos, mas dar subsídios básicos para indicar caminhos e modos de filosofar, e mostrar a necessidade da Filosofia para qualquer profissão ou objetivos na vida, tão fundamental quanto a Matemática e a Língua Portuguesa.
   Etimologicamente, a palavra Filosofia é a composição de "Filo" e "Sofia", que em grego significa "amizade ao saber". Portanto, o filósofo não é o sábio, aquele que conhece tudo, ele é sim um indagador, um investigador, aquele que procura respostas. Ele mais duvida do que tem certezas. Portanto se você tem curiosidade, se você se espanta com as coisas e tem muitas incertezas, com mais alguns passos você inicia seu caminho na Filosofia.